Insuficiência Mitral – O que é?
A válvula mitral separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo. Nesse sentido, a válvula funciona como uma porta, que se abre para o sangue sair e, em seguida, se fecha para o sangue não voltar. Em casos de insuficiência, no entanto, a válvula funciona como uma porta pivotante (que abre para os dois lados). Ou seja, o sangue deveria ir apenas para frente, mas parte retorna para trás.
Veja também:
Na maioria das vezes se manifesta gerando sintomas como, por exemplo, falta de ar e cansaço.
Uma alternativa de tratamento em casos de pacientes com risco elevado para cirurgia convencional é o implante de MitraClip.
É realizado através de uma punção na região da virilha (veia femoral). Dessa maneira é introduzido um cateter que chega até o coração. Então, através deste cateter posiciona-se um pequeno dispositivo que se parece a um “pregador de roupa em miniatura”. Nesse sentido, ele une os dois folhetos da válvula, reduzindo, assim, o refluxo do sangue.
O procedimento é habitualmente realizado sob anestesia geral e é guiado pelo ecocardiograma transesofágico. Em média, dura em torno de 2 a 3 horas.
Logo após o término, o paciente é encaminhado à UTI para recuperação, na qual ficará em observação por pelo menos 1 dia. O tempo de internação geralmente varia de 2 a 5 dias.
O paciente deverá evitar esforços nos próximos 3 dias com a perna, evitando, portanto, dirigir e subir escadas.
Além disso, orienta-se retorno com o cardiologista que acompanha o paciente periodicamente.