Implante Transcateter de  Válvula Aórtica (TAVI) para Tratamento da Estenose Aórtica

A valva aórtica é a estrutura existente entre o ventrículo esquerdo e a artéria aorta. A valva funciona como uma porta que se abre para a passagem do sangue para a frente e, em seguida, se fecha para impedir o seu retorno.

 

Estenose aórtica se caracteriza por um estreitamento da válvula aórtica. Desse modo, impede sua abertura adequada e reduz a passagem do sangue que irá nutrir todos os órgãos do corpo. Uma das formas de tratar este problema é através do Implante Transcateter de Válvula Aórtica.

 

O que é estenose aórtica?

 

A válvula aórtica é a estrutura que separa o ventrículo esquerdo da aorta (principal artéria do corpo). A válvula funciona como uma porta, que se abre para o sangue sair do coração e se fecha para o sangue não voltar. No caso da estenose aórtica há um estreitamento desta válvula, impedindo sua abertura adequada, reduzindo a passagem do sangue que irá nutrir todos os órgãos do corpo.

 

Quais os sintomas?

 

Na maioria das vezes se manifesta gerando sintomas como falta de ar, cansaço, dor no peito e desmaios.

 

Como é feito o Implante Transcateter de Válvula Aórtica?

 

Esta é uma modalidade relativamente nova de tratamento, menos invasiva em relação a cirurgia cardíaca convencional.

 

É realizado, principalmente, através de uma punção na região da virilha (artéria femoral) por onde é introduzido um cateter que chega até o coração. Portanto, através deste cateter posiciona-se a nova válvula e, assim que aberta, ela já inicia seu funcionamento.

 

O Implante Transcateter de Válvula Aórtica é realizado, sobretudo, apenas com sedação e anestesia local. Entretanto, a anestesia geral é necessária em alguns casos. Em média, dura em torno de 2 horas.

 

Logo após o término, o paciente é encaminhado à UTI para recuperação. Assim, ficará em observação por pelo menos 1 dia. Além disso, o tempo de internação, geralmente, varia de 2 a 7 dias.

 

Quais são os cuidados após o procedimento?

 

O paciente deverá evitar esforços nos próximos 5 dias com o membro pelo qual foi realizado o procedimento (braço ou perna). Nesse sentido, precisa evitar dirigir e pegar peso.

 

Orienta-se retorno com o cardiologista que acompanha o paciente periodicamente.

 

Informações importantes

  • Se você tiver histórico de alergia ao contraste ou então a iodo avise ao médico bem como a equipe de enfermagem antes do agendamento e no momento do exame;
  • Se você utiliza algum anticoagulante avise seu médico, pois será necessária a suspensão temporária para a realização do exame. Por exemplo, Varfarina, Rivaroxabana, Endoxabana, Apixabana e Dabigatrana;
  • Se você utiliza metformina para o tratamento de diabetes avise seu médico, pois será necessária a suspensão temporária para a realização do exame.

Sobre

Somos uma equipe de Cardiologistas intervencionistas especializados na realização de cateterismos cardíacos (coronariografia) e terapêuticas percutâneas intervencionistas como Angioplastias, Implante de Stents Coronários, Implante Transcateter de Prótese Valvar Aórtica (TAVI), Mitra Clip, e correções de cardiopatias congênitas como  Forame Oval Patente, Comunicação Interatrial, Oclusão de Canal Arterial Persistente, entre outras.

Posts Recentes

Contato

    WhatsApp chat