Fechamento percutâneo do apêndice atrial esquerdo em casos de Fibrilação Atrial

O que é o apêndice atrial esquerdo?



O apêndice atrial esquerdo é uma câmara que forma uma pequena “bolsa” localizada na parede muscular do átrio esquerdo. Em determinadas situações como é o caso da fibrilação atrial, pequenos coágulos de sangue podem se formar no apêndice do átrio esquerdo e se desprenderem do coração, sendo levados pela circulação até outras partes do organismo, o que pode causar problemas como o AVC (acidente vascular cerebral) isquêmico e embolias em outros órgãos.

 

 

O que é Fibrilação Atrial?

 

A fibrilação atrial é o tipo mais frequente de arritmia cardíaca e acomete entre 5% e 10% da população brasileira. O problema pode surgir como consequência de doenças na válvula mitral, hipotireoidismo, idade avançada ou males que causam o crescimento exagerado do átrio. Como a contração do átrio fica debilitada, este tipo de arritmia predispõe a estase do sangue resultando na formação de coágulos no apêndice atrial esquerdo.

 

Quais são os sintomas:

Pode provocar dor no peito, palpitação, falta de ar

 

Quando este procedimento é indicado?

 

A principal indicação é para pacientes com fibrilação atrial que tenham indicação de anticoagulantes mas que tenham risco elevado de sangramento com o uso destas medicações.

A oclusão do apêndice atrial esquerdo reduz a chance de ocorrência de acidente vascular cerebral e de embolias causadas pela fibrilação atrial sem haver necessidade do uso de anticoagulantes.

 

 

Como é feito o procedimento para fechamento do Apêndice Atrial Esquerdo?

 

Um cateter (tubo flexível) é inserido em uma veia na virilha e passada até o átrio direito do coração e daí para o átrio esquerdo. Através deste cateter é implantado um dispositivo que oclui o apêndice atrial esquerdo, visando impedir a formação de coágulos neste local.

 

Preparo

 

O preparo para o procedimento, como medicação a ser suspensa, tempo de jejum e necessidade de internação prévia serão passados no momento do agendamento.

 

 

Cuidados pós-procedimento

 

Após a alta hospitalar é importante o acompanhamento do paciente pelo médico cardiologista. Todas as orientações fornecidas no momento da alta, como tempo de repouso, medicações e cuidados deverão ser observadas para uma boa evolução clínica.

 

 

Agendamento

 

Para mais informações e/ou agendamento ligue: (11) 32512528 ou WhatApp: (11) 99405-4369.

Sobre

Somos uma equipe de Cardiologistas intervencionistas especializados na realização de cateterismos cardíacos (coronariografia) e terapêuticas percutâneas intervencionistas como Angioplastias, Implante de Stents Coronários, Implante Transcateter de Prótese Valvar Aórtica (TAVI), Mitra Clip, e correções de cardiopatias congênitas como  Forame Oval Patente, Comunicação Interatrial, Oclusão de Canal Arterial Persistente, entre outras.

Posts Recentes

Contato

    WhatsApp chat