Nos casos em que são observadas obstruções nas artérias do coração através do cateterismo, um dos tratamentos disponíveis é o implante do stent.
Logo após a discussão com o paciente e com médico existe a possibilidade de realizar o tratamento no mesmo momento do cateterismo ou então agendar o procedimento para dias subsequentes.
O stent é um pequeno dispositivo metálico que se assemelha a uma “mola” e é colocado no local da obstrução. Portanto, após sua abertura, a artéria é desobstruída possibilitando a passagem do sangue normalmente. Ele é inserido através de um cateter muito similar ao utilizado para realizar o cateterismo. Além disso, nos casos em que for realizado no mesmo momento do cateterismo, não é necessário nova anestesia local ou punção, pois utiliza-se o mesmo acesso.
Este procedimento dura, geralmente, de 30 minutos até 2 horas, de acordo com o número de artérias e da complexidade da obstrução.
Por fim, o paciente permanece internado, após a angioplastia, por no mínimo 24 horas para monitorização bem como coleta de exames.
Primordialmente, os pacientes devem seguir a mesma rotina com relação ao preparo, jejum, assim como às orientações descritas para o cateterismo cardíaco.
Somos uma equipe de Cardiologistas intervencionistas especializados na realização de cateterismos cardíacos (coronariografia) e terapêuticas percutâneas intervencionistas. Como, por exemplo, Angioplastias, Implante de Stents Coronários, Implante Transcateter de Prótese Valvar Aórtica (TAVI) e Mitra Clip. Assim como correções de cardiopatias congênitas como Forame Oval Patente, Comunicação Interatrial, Oclusão de Canal Arterial Persistente, entre outras.