Implante Transcateter de Válvula Aórtica (TAVI) para Tratamento da Estenose Aórtica. Até Mick Jagger já se rendeu a ele.

O cantor da banda Rolling Stones impressionou o mundo ao postar um vídeo dançando poucos dias após ter sido submetido a TAVI, procedimento minimanete invasivo para tratamento de doença da válvula aórtica.

 

A estenose aórtica é uma doença potencialmente fatal, sendo a taxa de mortalidade nos pacientes sintomáticos de 50% em 2 anos.

 

A válvula aórtica é a estrutura que separa o ventrículo esquerdo da aorta (principal artéria do corpo). A válvula funciona como uma porta, que se abre para o sangue sair do coração e se fecha para o sangue não voltar. No caso da estenose aórtica há um estreitamento desta válvula, impedindo sua abertura adequada, reduzindo a passagem do sangue que irá nutrir todos os órgãos do corpo. Na maioria das vezes se manifesta gerando sintomas como falta de ar, cansaço, dor no peito e desmaios.

Uma das formas de tratar este problema é através do Implante Transcateter de Válvula Aórtica, uma modalidade relativamente nova de tratamento, menos invasiva em relação à cirurgia cardíaca convencional.

 

É realizado através de uma punção na região da virilha (artéria femoral) por onde é introduzido um cateter que chega até o coração. Através deste cateter posiciona-se a nova válvula e, assim que aberta, ela já inicia seu funcionamento, não necessitando de cortes.

 

Na maioria dos casos é realizado com sedação e anestesia local e dura em média 2 horas. O tempo de internação, geralmente, varia de 2 a 5 dias.

Este tratamento inovador vem substituindo a cirurgia cardíaca, sendo atualmente indicado mesmo para pacientes que tenham baixo risco cirúrgico.  

Mick Jagger relatou em entrevista à rádio Q107, de Toronto, no Canadá que tem evoluído bem e que já voltou a ir para a academia e a realizar ensaios com o Rolling Stones.

No Comments

Post A Comment

WhatsApp chat