O cateterismo cardíaco é um exame muito completo que avalia as estruturas do coração. Nesse sentido, ele é indicado para detecção de obstruções das artérias do coração, de problemas nas válvulas, bem como enfraquecimento do músculo cardíaco além de doenças congênitas.
O procedimento, na maioria das vezes, é feito apenas com anestesia local. No entanto, pode ser realizado também com sedação. Em casos de crianças, contudo, é necessário anestesia geral.
Veja também:
Um cateter (tubo fino e flexível) é inserido por uma artéria do punho ou então da virilha. Em seguida é levado até o coração. Assim, através deste cateter é injetado contraste iodado. As imagens são adquiridas por raio-X e convertidas digitalmente.
Além disso, não há cortes. O cateter é inserido através de uma punção, o que praticamente não deixa nenhuma cicatriz.
O procedimento dura, geralmente, menos de 30 minutos e, logo após o término, o paciente permanece em observação no hospital por 3 a 6 horas.
É realizado por um médico cardiologista intervencionista treinado no setor de hemodinâmica.
O paciente deverá evitar esforços nos próximos 3 dias com o membro por onde foi realizado o exame (ou seja, braço ou perna). Evitando, por exemplo, dirigir e pegar peso.
Orienta-se retorno com o médico clínico que acompanha o paciente periodicamente